quarta-feira, 30 de março de 2011

Mais sobre bipolaridade

Tudo o que você precisa para ficar bem é tomar a sua medicação todos os dias?
A medicação auxilia a controlar os sintomas, mas não resolve os problemas que você tem em casa e/ou no trabalho, para preencher o que a medicação não resolve eu sugiro um psicologo que ajudará a resolver os problemas.

Para viver com o transtorno bipolar eu tenho que desistir do que é emocionante na minha vida?
Viver com o transtorno bipolar requer alguns ajustes geralmente esses ajustes faz com que vivamos com mais moderação o que não significa sem emoção.
Tudo o que é demais faz mal assim como tudo o que é de menos, a moderação nada mais é do que equilibrar esses dois lados.

Ser bipolar significa que você deve desistir de seus objetivos profissionais?
Muitas pessoas brilhantes e bem-sucedidas têm transtorno bipolar.
Elas descobriram como lidar com a doença e realizar seu objetivos.

Eis algumas dessas pessoas:
Literatura: Agatha Christie.
Música:Wolfgang Amadeus Mozart.
Cinema: Francis Ford Coppola, Jean-Claude Van Damme (ator), Carrie Fisher(atriz, fez o exorcista e era a princesa Lea de Guerra nas estrelas), Robin Williams (ator), Jim Carrey(ator), Marilyn Monroe (atriz), Elizabeth Taylor (atriz falecida no mês de março de 2011)
Artes plásticas: Michelangelo.
Ciência: Platão, Isaac Newton.
Política: Abraham Lincoln.   

Eu posso lidar com a doença sozinho(a)? Não preciso de ajuda?
Você não pode lidar com a bipolaridade sozinho é necessario o acompanhamento psiquiatrico e  psicologico. Se você tem medo de ser rotulado(a) por doente mental pelos amigos e familiares busque ajuda na internet, há blogs, comunidade e grupos de apoio. Mas eu sugiro que você deixe ciente os familiares mais próximos.

Algumas coisas para se dizer aos familiares.
  • Bipolaridade é uma doença crônica e também é uma disfunsão biologica, não depende apenas da sua vontade a medicação é fundamental.
  • Estar bem hoje não quer dizer que você sarou quer dizer que a bipolaridade está sobre controle sim é necessário continuar com a medicação se você quer ter uma vida mais equilibrada.
  • Tem dias que você vai estar bem, tem dias que não. Peça que respeitem você quando você estiver de cama chorando. Falar levanta e se esforça não adianta nada.
  • Peça ajuda no ínicio pedindo a compreensão dos familiares, VOCÊ NÃO É CULPADO DE SER BIPOLAR.
SUA VIDA NÃO ACABOU SÓ MUDOU

Nenhum comentário:

Postar um comentário